NOSSO OBJETIVO

O que nos move nessa trajetória?

Ao longo de muitos anos atendendo pacientes com vertigem e tontura nunca deixamos de lamentar o quanto nossos pacientes ficam sem diagnóstico e tratamento adequados antes de nos procurar. Doenças simples como a VPPB (vertigem posicional paroxística benigna) parecem ser verdadeiros mistérios para pacientes e alguns médicos. 

Percebemos também que para ajudar nossos pacientes não é necessário ter muitos recursos ou solicitar muitos exames. Acreditem, durante muitos anos não tínhamos nenhum exame complementar disponível no nosso ambulatório na Neurologia – HCFMUSP. 

E ainda hoje quando precisamos, a ressonância demora meses, ou simplesmente não é realizada. Ainda assim conseguimos diagnosticar e tratar nossos pacientes. 

E como fazemos isso? 

A resposta é simples: conhecendo as principais doenças que podem causar vertigem e tontura. Com anamnese e exame físico neurológico.

Não parece muito complicado, não é mesmo?

E é esse conhecimento que queremos compartilhar com todos aqueles que querem fazer diferença no atendimento de pacientes com vertigem e tontura.

E aí, você vem conosco?

Quem faz a Vertigem e Tontura

Dra. Cristiana Borges Pereira

Formada pela Faculdade de Medicina - USP em 1994, completou a Residência Médica em Neurologia em 1998.

No período de maio de 1998 a julho de 1999 realizou um estágio de especialização em Munique, Alemanha, na Klinikum Grosshadern da Ludwig-Maximilians Universität, onde pode aperfeiçoar seus conhecimentos sobre o sistema vestibular, vertigem e desequilíbrio.

Ao retornar para São Paulo, iniciou projeto de doutorado, novamente na Faculdade de Medicina-USP, com o tema "Tratamento domiciliar da vertigem de posicionamento paroxística benigna", concluído em 2004.

Desde 1999, é a coordenadora do Ambulatório de Vertigem e Desequilíbrio no Departamento de Neurologia do HC-FMUSP. É membro titular da Academia Brasileira de Neurologia, onde tem participação ativa no Departamento Científico de Distúrbios Vestibulares e do Equilíbrio.

Dra. Emanuelle Roberta da Silva Aquino

Neurologista do Grupo de Estudos em Emergências Neurológicas e do Grupo de Distúrbios Vestibulares e do Equilíbrio do HC FMUSP.

Médica do Hospital Sírio Libanês, trabalhando com o grupo de Saúde Digital no Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI - SUS).

Membro titular da ABN.